quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O básico do meu Português

O verbo reage intenção em feito. Assim espero o despertar, o desabrochar, o avivar da alma. Não somente minha, mas concomitantemente tua. Para que produzas novos verbos, já existentes ou não. Uma provocação a te tirar do enclaustro de timidez, de paredes cinzas e de puro consentimento, sem sentimento.
O adjetivo explica. E isso quero quando escreveres. Quero que escrevas nem que seja num cantinho de guardanapo as palavras que definem, colorem, trazem graça ao teu substantivo.
Ah, e esse sujeito... escolhas um! Pois tantos são e tão poucos querem ser sãos! Há de verbos derrotarem-se pelo "quando", "como", e "quanto".
O substantivo, velho, está perdendo...

3 comentários:

Ilana Kenne disse...

Pensei em escrever algo sobre estarmos perdendo nossa língua pela perda do substantivo, que é substância, base. Não saiu nada. Perdi meus substantivos, adjetivos e verbos todos. Perdi os sujeitos e predicados. Só não perdi as orações...

Mas estas eu guardo pra mim e pros céus.

Unknown disse...

Até agora eu estava quieto, somente admirando a tua evolução, não me manifestando por falta de capacidade técnica...(agora superada).
Cara, eu estou inflado de orgulho! Esse poema-prosa arrasou! É um texto maduro, de quem domina a língua, de quem traduz poeticamente o que brota da alma, sem pieguice ou lugar-comum.
Beijo paternal.
JCK

Anônimo disse...

Conhec.

Como ensaiei para escrever aqui...não por falta de vontade claro...
Adoro tudo o que escreve e como o faz. Como se vc descrevesse um pouquinho do que penso e sinto quem nem eu seria capaz de descrever.
Beijos